Muito do futuro do trabalho e do futuro do RH será decidido pelo investimento dos líderes em alguns dos mais sérios desafios enfrentados pelo RH hoje.

Em uma pesquisa feita pela Society for Human Resource Management, os profissionais de RH dizem que os três maiores desafios enfrentados pelos executivos da área nos próximos anos serão:

  • Manter e recompensar os melhores funcionários;
  • Desenvolver a próxima geração de líderes corporativos;
  • Criar uma cultura corporativa que atraia os melhores funcionários.

Sendo assim, qual será o futuro do RH nas organizações? O que fazer para se preparar?  Veja a partir de agora.

Avalie sua força de trabalho atual

Seu primeiro passo no planejamento estratégico de RH é identificar o conhecimento e habilidades de seus funcionários atuais. Isso inclui avaliar os pontos fortes de seus colaboradores, níveis de educação e treinamento adicional ou certificações.

Mas você não pode parar por aí. Você também deve considerar quais talentos eles têm além de suas descrições de trabalho atuais. Você pode aproveitar esses talentos menos óbvios ao conhecer seus funcionários por meio de conversas regulares – tanto formais quanto informais.

Além disso, as avaliações de desempenho podem ajudá-lo a determinar quando os funcionários estão dispostos e são capazes de assumir responsabilidades adicionais.

Quando os funcionários são consistentemente bons em todas as funções, é um grande indicador de que eles podem estar prontos para assumir um trabalho mais desafiador. Nem todos os funcionários querem mudar para outros cargos. Se este for o caso, procure maneiras de desafiá-los em suas funções atuais.

Crie planos de desenvolvimento de funcionários
Ter funcionários qualificados é apenas um passo na construção de uma força de trabalho vitoriosa e de longo prazo. Para causar um impacto real, o trabalho de seus funcionários precisa apoiar as metas de crescimento da empresa.

Você pode fazer isso criando um plano de desenvolvimento para seus funcionários. Isso ajudará você a criar uma direção clara sobre como aumentar suas habilidades e avançar em suas carreiras para que a empresa possa crescer também.

Invista em tecnologias e avalie sempre

Os departamentos de RH experientes já estão usando a análise para prever e avaliar tudo, desde a retenção de funcionários até as estratégias de recrutamento, entre outras questões.

Por exemplo, os chatbots permitem que os candidatos e funcionários tenham conversas automáticas e personalizadas com um computador. Um funcionário pode usar um chatbot para descobrir quantos dias de doença ou férias ele ainda tem ou quais procedimentos o plano odontológico da empresa cobre…

E mais, um candidato a emprego pode responder a perguntas, fazer avaliações completas e acompanhar o status de sua inscrição por meio de um assistente personalizado que tenha um nome, um rosto e um comportamento agradável. Naturalmente, todos esses recursos são gerados por computador.

Dados e análises

O setor de recursos humanos está se tornando mais orientado por dados. Sendo assim, usando dados e análises, o RH é capaz de fazer projeções precisas e tomar decisões na frente para liderar a mudança que ajuda a organização a alcançar o sucesso.

Na verdade, enquanto falamos sobre a transformação do RH, uma das principais competências para transformar o RH é a capacidade de analisar dados de maneira eficaz, encontrar respostas para essas questões-chave de negócios e gerenciar pessoas para alcançar o sucesso.

Mantenha-se focado nas pessoas
Abraçar a tecnologia não significa tirar os humanos do jogo. Na verdade, os gerentes de RH terão mais tempo para se concentrar nos indivíduos, aumentando tanto o recrutamento quanto a retenção.

Hoje, a tecnologia está trazendo um nível de inteligência para o RH que realmente impulsiona o RH para um papel de consultoria convincente.

Além disso, os melhores profissionais de RH do futuro podem se tornar “corretores de talentos” e treinadores que ajudam a orientar as carreiras individuais de todos no escritório.

Motivação

O RH agora faz muito mais do que apenas trabalhar com folha de pagamento e compensação. Em vez de se concentrar nas necessidades básicas dos funcionários, ela se concentra na construção de uma grande experiência em que os funcionários desejam ir ao escritório e fazer seu melhor trabalho.

Com uma grande cultura corporativa, os funcionários aparecem para trabalhar por mais do que apenas o dinheiro, o que significa que o RH também precisa trabalhar mais do que apenas pensando na recompensa financeira.

Integração

Isso pode parecer estranho, mas sim, o RH se tornará um conjunto de habilidades muito diversas.

O RH será composto por especialistas em tecnologia, cientistas de dados, especialistas em recrutadores, editores de marcas e muito mais. Pessoas que são capazes de fazer copywriting para descrições de trabalho que correspondem à cultura da empresa. Pessoas que podem ler dados e prever tendências. Pessoas que estão no topo da mais recente tecnologia e podem resolver problemas ou trazer benefícios adicionais para a empresa. Pessoas que são socialmente ativas e podem atrair mais talentos para a empresa. O RH será sobre diversidade de habilidades.

Fonte: Mundo RH
Imagem: Depositphotos

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