A Radioterapia é uma modalidade de terapia que utiliza a radiação ionizante para destruir as células tumorais, a radiação utilizada são os Raios X, Raios Gama e Partículas Subatômicas, energias superiores às utilizadas no diagnóstico por imagem.
Processo da Radioterapia
Na Radioterapia a energia da radiação ionizante atinge o tecido do tumor, causando alteração no material genético das células tumorais, esta alteração impede que o tumor continue crescendo e após determinada quantidade de radiação interagindo com estas células o tumor é destruído.
Durante o tratamento é necessário um planejamento para otimizar a radiação no tecido tumoral e reduzir ao máximo a radiação nos tecidos vizinhos sadios, com o planejamento adequado os tecidos vizinhos atingidos conseguem se recuperar e sobreviver.
Tipos de Radioterapia
A Radioterapia divide-se em dois tipos, dependendo da localização da fonte de radiação em relação ao paciente, são eles a Teleterapia e a Braquiterapia.
Teleterapia
A Teleterapia utiliza a fonte de radiação distante do paciente, são utilizados os equipamentos com unidade de Cobalto e Aceleradores Lineares, os pacientes são submetidos a sessões de Radioterapia com curta duração diária por algumas semanas. A Teleterapia é utilizada geralmente nos tratamentos de câncer de pulmão, câncer de mama, câncer do cérebro, entre outros.
Braquiterapia
A Braquiterapia utiliza a fonte de radiação mais próxima do paciente, nesta são utilizadas fontes de baixas e altas doses, dependendo do tratamento a ser realizado. A fonte de radiação é inserida em cavidades do corpo humano (útero, vagina), de forma cirúrgica (vasos sanguíneos), em contato direto (mama) ou de forma endoluminal (esôfago).
Diferente da Teleterapia, onde o tratamento é dividido em seções, a Braquiterapia é realizada de forma temporária ou permanente. Dependendo da quantidade necessária de dose, tipo da dose, tamanho do tumor e outros fatores, a fonte pode estar em contato com o tumor por alguns minutos ou algumas horas, em seguida é retirada do contato com o paciente.
Em outros casos, são utilizadas fontes conhecidas como sementes, possuem baixas doses e são implantadas no tumor emitindo a radiação no tumor até chegar ao nível quase a zero, sendo realizado o tratamento as sementes permanecem sem efeitos colaterais.
Neste artigo, conhecemos a Radioterapia e suas duas modalidades: Teleterapia e Braquiterapia.
Fonte: Radiologia Blog
Imagem: Depositphotos e Google