Recentemente, o G1 noticiou o caso de um socorrista do Samu, Flávio Vitorino Costa, que cantou para acalmar um paciente com Alzheimer. Ele filmou esse momento e colocou nas redes sociais. A repercussão foi a melhor possível e o vídeo ultrapassou os 50 mil views.
Essa atitude levanta uma questão importante para os profissionais da saúde: a importância do atendimento humanizado e como o relacionamento otimista com o paciente pode colaborar com a sua recuperação.
Os benefícios de implantar o atendimento humanizado são muitos. Primeiro, estabelece uma relação de confiança entre paciente e enfermeiro, já que o profissional se mostra interessado em sua dor por completo, nos âmbitos físico e psicológicos. Além disso, o ambiente de trabalho melhora, pois a empatia se torna um dos pilares entre a equipe médica.
Nessa situação, o paciente, por estar mais otimista, realiza todas as recomendações médicas, tornando o tratamento mais eficaz.
O primeiro passo para aplicar o atendimento humanizado em um hospital ou clínica, é conscientizar cada profissional individualmente sobre a importância de tratar com carinho e respeito os seus pacientes, já que uma debilidade física debilita também o emocional. Conversar olhando no olho, ouvir atentamente o que o paciente diz, falar tranquilamente e esclarecer dúvidas com paciência são algumas das ações que promovem bem-estar.
Perspectiva do Paciente
Cantar, como fez o socorrista Flávio, pode ser uma opção. Mas o principal é o olhar o outro como um ser humano, ter empatia e respeito. O segredo para isso é se colocar na posição do doente. Como eu, na posição de paciente, gostaria de ser tratado? Que tipos de palavras gostaria que usassem comigo? Que diferença eu, como profissional, posso fazer na vida da pessoa que está precisando dos meus cuidados?
O enfermeiro ou qualquer outro profissional da saúde não deve nunca desmerecer uma dor. Por mais que não doa em todos da mesma maneira, ainda assim não deixa de doer.
Fonte: Enfermagem de Conteúdo por Felipe Siqueira
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