Em 2002, o país foi impactado com a cor rosa iluminando todo o Obelisco do Ibirapuera. O motivo era a campanha Outubro Rosa para a conscientização sobre o câncer de mama. Após essa ocasião, várias cidades do país abraçaram a causa e implantaram medidas de apoio, como mutirão de exames, distribuição de folhetos explicativos, corridas e eventos específicos para essa razão.

ONG’s e outras instituições resolveram aproveitar essa onda e criaram cores para outros meses do ano, com o objetivo de incentivar a conscientização sobre outros temas também.

Agosto Dourado

Para agosto, a cor escolhida foi o dourado, e trata-se do mês de informação sobre aleitamento materno. Do dia 1° ao dia 7, inclusive, aconteceu a Semana Mundial de Amamentação, em que a Sociedade Brasileira de Pediatria desenvolveu ações para falar do assunto.

Falar de aleitamento materno é importante

Para 2019, um novo assunto veio à tona: a participação do pai para suprir as primeiras necessidades dos bebês, sendo protagonista juntamente com o restante da família desse momento tão importante.

Juntamente com esse tema, há discussão sobre o incentivo do pediatra na definição dos papeis da família frente à nova rotina com o recém-nascido e como as orientações desse profissional são cruciais para o desenvolvimento sadio da criança e a participação integral dos pais.

Para isso, algumas dicas são disponibilizadas aos pais durante todo o mês. Confira:
  • Respeite o tempo e os sentimentos da mãe;
  • Esteja presente. É importante que a mãe se sinta acolhida;
  • O descanso da mãe é necessário para a produção de leite;
  • Sempre que puder, fique com o bebê quando ele não estiver mamando;
  • Participe da execução das tarefas relacionadas ao bebê, à casa e à rotina familiar;
  • Se organize para participar da consulta pré-natal com o pediatra e de todas as consultas de rotina do bebê;
  • Seja atencioso e amoroso com a mãe e o bebê;
  • A SBP recomenda o site “Pediatria para Famílias”, pensando em levar informação de qualidade para todas as famílias de todo o Brasil;
  • A amamentação exige tempo e energia. A mulher pode levar algum tempo para se ajustar à nova vida;
  • Mantenha a calma e encoraje a mãe a ter um tempo de relaxamento.
Benefícios para toda a vida

Um aleitamento materno com consciência gera benefícios para toda a vida. Crianças que aproveitam dos benefícios do leite materno possuem maior QI, pois são estimuladas pelas substâncias contidas no leite desde o seu nascimento, além de obterem melhorias no seu comportamento e desenvolvimento.

Profissionais da saúde que atuam em pediatrias também precisam se atualizar constantemente sobre esse assunto para dar as melhores orientações, por isso, a SBP disponibiliza artigos, podcasts, cursos, manuais e outros materiais exclusivos sobre esse assunto.

Vale a pena pesquisar sobre o tema que pode ter várias ramificações.

Fonte: Enfermagem de Conteúdo por Redação
Imagem: paizinhovirgula.com.br

× Como posso te ajudar?