Nem só de plantões vivem os profissionais da saúde. Por isso, separamos nesse post algumas dicas de filmes para aqueles dias que você quer aprender uma lição de uma forma leve, dando algumas risadas, quem sabe se emocionando…tudo na tranquilidade do seu sofá, debaixo das suas cobertas quentinhas nesse inverno. Confira:
Tempo de Despertar
Provavelmente você já conhece esse clássico de 1990. Se não conhece, trata-se de um drama que conta a história de um neurologista dos anos 1960, Malcolm Sayer (Robin Williams), que conseguiu um emprego em um hospital psiquiátrico. O problema é que os pacientes estão adormecidos e ele precisa descobrir formas de acordá-los. Nessa pesquisa, ele encontra uma droga usada em outros tratamentos e o paciente Leonard Lowe (Robert de Niro) é submetido a testes. Apesar de sair da condição de adormecido, os efeitos colaterais começam a surgir. O grande ensinamento está no cuidado que o médico tem com todos. Vale a reflexão.
Mãos Talentosas: a história de Ben Carson
Outro clássico, o filme Mãos Talentosas é para quem precisa de uma motivação para seguir na carreira da saúde. Ben Carson é um menino negro da periferia que tira notas baixas e não tem perspectivas de um futuro promissor. O que ninguém imaginava era que ele se tornaria um neurocirurgião reconhecido mundialmente.
Milagres do Paraíso
Espiritualista, o filme Milagres do Paraíso aborda diversos temas: o sofrimento de uma mãe ao ver sua filha sofrendo com uma doença sem cura em fase terminal; a falta de empatia de profissionais da saúde com um atendimento raso; uma criança que quer apenas voltar a brincar; uma recepcionista que se solidariza com a situação e consegue o encaixe de uma consulta. Envolve fé, esperança, compaixão. Baseado em uma história real.
Patch Adams – O amor é contagioso
Hunter “Patch” Adams (Robin Williams) se interna voluntariamente em um sanatório após tentar se suicidar, em 1969. Ao tentar ajudar os outros internos, descobre o seu desejo de se tornar médico. Então ele sai da instituição, entra na faculdade de medicina e começa a cuidar de pacientes com métodos pouco tradicionais que cativam a todos: levando alegria para doentes em fase terminal. Apesar de Hunter ser o primeiro da turma, o reitor não está satisfeito e tenta expulsá-lo.
O Mínimo Para Viver
Conta a história de uma jovem de 20 anos que vive sem perspectiva para sua vida pois carrega consigo um problema sério, a anorexia. A sua condição só começa a mudar quando ela encontra um médico não convencional. O drama coloca a anorexia em debate, mostrando tudo o que uma pessoa com essa doença é capaz de fazer e como a internet romantiza problemas sérios que precisam ser combatidos. Talvez, muitos profissionais da saúde ainda carreguem preconceitos quanto a problemas físico-emocionais, e a abordagem do longa vem para desmitificar esses conceitos e mostrar como cada paciente precisa ser tratado como único, além de como isso influencia no resultado do tratamento.
Bônus!
Quase Deuses
Narra a história da primeira cirurgia da síndrome do bebê azul (recomendação Professor Maurício IVENS)
E aí, qual filme marcou sua vida e te influenciou na carreira?
Fonte: Enfermagem de Contéudo
Imagem: Netflix