O Cuidador de Idoso precisa ser preparado psicologicamente? Essa é uma dúvida frequente que os familiares têm no momento de avaliar esse profissional. Isso não poderia ser diferente, estará nas mãos deles o bem-estar físico e emocional do idoso.

Para esclarecer essa dúvida elaboramos esse artigo completo sobre todas as competências que o cuidador de idoso precisa ter. Ao avaliá-las corretamente você tem a tranquilidade de que está contratando o profissional perfeito para cuidar do idoso. Confira:

Para conseguir contribuir na recuperação do idoso, o cuidador de idoso precisa ser preparado psicologicamente para exercer bem a sua função.

No entanto, também existem outros aspectos que o profissional precisa ter, para saber lidar com as diversas situações relacionadas ao cuidado com o idoso. Os principais deles são:

Capacitação Profissional

Ter um curso profissionalizante no currículo é indispensável na carreira de qualquer Cuidador. Isso porque, ele comprova que o profissional está capacitado para tratar os idosos de maneira adequada e respeitosa.

Os cursos para cuidadores também contam com disciplinas na área de psicologia. Elas preparam esses profissionais psicologicamente para agir diante das mais variadas situações que o convívio com o idoso pode proporcionar.

Somado a isso, as instituições ainda tem o cuidado de avaliar se o aluno está apto técnico e emocionalmente para atuar nessa área. Por isso, certifique-se que o profissional realizou um curso técnico de qualidade antes de contratar.

Outra dica bacana é consultar as demais recomendações de outros empregos que ele apresentar no seu currículo.

Vocação para ser Cuidador

Conforme indicado acima, o cuidador de idoso precisa ser preparado psicologicamente para exercer essa função. Além disso, é crucial que ele tenha vocação para ser cuidador, pois se ele só tiver interesse por questões financeiras é provável que ele não desempenhe bem as suas funções.

Por ser um trabalho complexo, o profissional precisa ter muita paciência, humanidade, amor, solidariedade e sensibilidade para saber lidar com as mais diversas situações, que também podem incluir a perda do paciente.

Essas características refletem diretamente na qualidade do trabalho do profissional e até mesmo nos resultados obtidos. Por isso, os familiares devem ficar atentos a essas características.

Saber lidar com situações delicadas

Um cuidador de idoso de qualidade precisa saber lidar com situações delicadas. Afinal, a depender do paciente, ele pode sofrer com surtos de agressividade ou se recusar aos tratamentos.

Nesses casos, é preciso ter pulso mais firme. Em outras situações, como crises de vômito e quedas, o profissional também deve saber quando acionar a equipe médica e contornar a situação o mais rápido possível.

Sem isso, o cuidador não será capaz de desempenhar bem as funções para as quais ele foi contratado. Ademais, ele dificilmente conseguirá manter o seu vínculo laboral por muito tempo.

Capacitação Técnica

O cuidador de idoso precisa ser preparado psicologicamente e também ter a devida capacitação técnica para lidar com os problemas e limitações enfrentadas pelos idosos.

É por meio desse preparo profissional que os cuidadores aprendem a aplicarem técnicas para trocar a roupa dos idosos corretamente, fazer a transferência da cadeira de rodas para a cama sem causar nenhum dano a ele.

Em determinadas situações, quando o cuidador não sabe realizar esse tipo de procedimento, ele pode causar a fratura de um osso, por exemplo. Afinal, a pessoa está em uma condição mais frágil e vulnerável do que em qualquer outro momento da sua vida.

Outras habilidades e atribuições do Cuidador

Além dos aspectos indicados acima, o cuidador também precisa apresentar outros tipos de habilidades e atribuições para desenvolver bem as suas funções e promover bons resultados. Veja abaixo quais são elas:

ser paciente;
ter um bom preparo físico;
saber lidar com situações inesperadas e perdas;
cuidar da aparência e da higiene pessoal do idoso;
ajudar no banho e na alimentação do idoso;
estimular atividades de lazer;
desestimular a agressividade.
Além do cuidador de idoso precisa ser preparado psicologicamente ele também necessita suprir todas as habilidades e atribuições que foram indicadas acima.

Sem isso, os cuidadores não serão capazes de atender às necessidades dos idosos ou de ajudá-los a lidar com as suas novas condições físicas, sociais e psicológicas.

Fonte: Blog do Cuidado por Adriano Colodette Machado
Imagem: Freepik

× Como posso te ajudar?