Profissionais da saúde estudam por muitos anos livros sobre o corpo humano, procedimentos médicos, as melhores tecnologias do mercado, os melhores cursos para capacitação. Porém, o seu trabalho envolve outros aspectos, como a gestão de pessoas, a arte de lidar com inúmeras situações difíceis e como conseguir organizar a sua vida pessoal diante de tudo isso.
Por esse motivo, este post não será mais um sobre bibliografias sistemáticas e densas a respeito de assuntos complexos. Mas sim, livros para serem lidos em momentos de lazer, para adquirir conhecimentos mais gerais que também agregam a vida do profissional. Confira:
Menos é mais – Francine Jay
Pode parecer uma indicação totalmente aleatória, mas o livro “Menos é mais” de Francine Jay é uma obra para ser lida por qualquer pessoa. O seu texto simples e de fácil compreensão explica acerca da relação entre a quantidade de bens e a falta de tempo. Segundo ela, quanto mais tempo você gasta tendo que cuidar das coisas, menos tempo você tem para investir em si mesmo. A partir desse pressuposto, ele explica como “destralhar” e ter apenas o essencial para viver.
O Poder do Hábito – Charles Duhigg
Esse livro começa falando a respeito de uma moça que tinha uma história de vida à beira do fracasso. Divorciada, obesa, desempregada e fumante, não via perspectiva. Porém, ela passou por uma onda de transformação em que quase todos os aspectos da sua vida foram mudados: parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida.
Esse processo tão drástico de mudança foi analisado por neurologistas que descobriram um novo padrão em seu cérebro relacionado aos seus hábitos. É um livro inspirador para quem quer tomar as rédeas da sua vida.
As coisas que você só vê quando desacelera – Haemin Sunim
A correria do dia a dia muitas vezes faz com que as nossas atitudes sejam automáticas. Os relacionamentos acabam entrando na rotina, o trabalho se transforma apenas em labor, a espiritualidade é deixada de lado.
Esse livro é um convite para observar as coisas de uma outra maneira e refletir essa nova visão para o mundo ao redor.
A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson
Como uma crítica à felicidade maquiada e ao otimismo barato, Mark Manson cria uma narrativa contagiante a respeito dos fracassos da vida e de como é possível lidar com eles sem enlouquecer ou sem tentar fingir estar tudo bem.
Entre sátiras e sagacidade, o autor propõe olhar a vida como ela é, e olhar a nós como realmente somos para termos coragem de enfrentar as mazelas do mundo.
Extraordinário – R. J. Palacio
Com uma pegada diferente dos livros anteriores, o Extraordinário, que já virou obra de cinema, conta a história de um menino com uma deformação física que mostra de um jeito muito encantador, as dificuldades que enfrenta para ser aceito.
Para o leitor, ensina uma lição única sobre empatia.
E aí, qual desses livros você leu e qual pretende ler?
Fonte: Enfermagem de Conteúdo
Imagem: Google