Com a concorrência cada vez mais acirrada e a necessidade de oferecer produtos e soluções melhores, muitas pessoas são impulsionadas a trabalhar sob pressão para atender às expectativas e atingir os resultados esperados.

Entretanto, ainda que seja uma situação comum no ambiente organizacional, ser submetido a essas condições, em alguns casos, pode ser extremamente prejudicial.

O segredo está em saber lidar com a pressão. Afinal, o dinamismo do mercado de trabalho foge um pouco do controle.

Mas a adaptação a essas características, certamente, depende da forma como encaramos e conduzimos nossas ações.

Por isso, neste artigo, vamos dar dicas e técnicas de como trabalhar sob pressão e minimizar os efeitos dessas circunstâncias.E assim, manter a qualidade de vida tão desejada.

Continue lendo!

O que é trabalhar sob pressão e como identificar esse problema

Na introdução deste texto, atribuímos à movimentação do mercado a necessidade de trabalhar sob pressão. O cenário é tão comum que, na maioria das vezes, nem notamos. Aí que mora o perigo.

Sem perceber, as obrigações tomam uma proporção enorme e, quando nos damos conta, já estamos submersos nos danos. Sendo assim, saber identificar o problema é a primeira etapa para lidar com a situação.

A pressão no trabalho está relacionada à sobrecarga e ocorre quando as atividades precisam ser realizadas em meio à tensão. Geralmente, a pressão é percebida pela cobrança por resultados ou pela falta de tempo. Ou seja, as horas parecem insuficientes para cumprir todas as demandas.

Seja pela quantidade exacerbada de tarefas ou pela ausência de pessoas e recursos materiais.

Ainda pode haver pressão por parte dos familiares e amigos, uma vez que o indivíduo costuma se dedicar mais para o trabalho, compartilhando menos momentos com os amados e se esquecendo dos compromissos pessoais.

O esforço extra para o desempenho das tarefas pode levar ao estresse e outros problemas relacionados à qualidade de vida.Se você se encontra nessa situação e quer aprender maneiras para sobreviver à pressão no trabalho, acompanhe o tópico a seguir.

Como lidar com a pressão no trabalho

Agora que você já conhece as características do trabalho sob pressão, preste atenção nas dicas e inclua essas atitudes em sua rotina.

Controle as suas emoções. É comum entrar em pânico. Mas, ao ter esse comportamento, você pode se sentir paralisado ou ainda tomar decisões equivocadas

Estabeleça prioridades. Parece óbvio, mas a maioria das pessoas tem dificuldade de realizar essa tarefa. Organize as demandas por ordem de importância e urgência

Divida o problema em partes. A princípio, uma tarefa pode parecer um bicho de sete cabeças. Ao segmentá-la em pequenas atividades, você verá que é mais simples do que imagina

Peça ajuda. Não tenha medo de contar com a colaboração de outras pessoas. Aliás, a distribuição de responsabilidades pode ser a saída para muitos afazeres

Os desafios como instrumentos motivacionais e de desenvolvimento

Ninguém garante a evolução mantendo-se estagnado e acomodado. O trabalho sob pressão costuma ser um desafio e tanto.

E, em vez de encará-lo como algo desagradável, você já pensou em olhar por outro lado e enxergar as vantagens? Os contratempos são excelentes recursos motivacionais se forem usados com esse propósito.

Além disso, explorar os limites e usar de todo o potencial existente contribui com desenvolvimento pessoal e profissional.

Fonte: SBCoaching por Redação
Imagem: Depositphotos

× Como posso te ajudar?