Mulher que marcou a enfermagem, Anna Nery, ou Ana Néri, foi uma mulher de pulso firme e, assim como Florence Nightingale, inspirou e continua inspirando muitas pessoas a ingressarem na carreira de Enfermagem.

Observando sua história de vida é possível tirar ensinamentos para a profissão e para a vida.

Resiliência
Anna Nery se casou aos 23 anos e ficou viúva aos 29, ficando responsável sozinha por três crianças pequenas. Passar por isso com certeza não foi fácil, mas ela colocou o seu amor aos filhos acima de qualquer dificuldade e passou por cima dos obstáculos.

Também foi esse amor materno que motivação a sua entrada na enfermagem. No início da Guerra do Paraguai, seus filhos foram convocados e, para não se afastar deles, ela começou a prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, perdeu um filho e um sobrinho para a guerra. Resiliência, se reerguer das cinzas, com certeza é uma palavra que definiu essa mulher.

Persistência
Mesmo diante da morte de um dos seus filhos, Anna não deixou seu trabalho e persistiu ajudando a salvar várias pessoas. Mesmo como voluntária e sentindo a dor do luto, abraçou a causa e não deixou de lado o cuidado que tinha com cada paciente que chegava nos hospitais em que trabalhou.

Olhar humanitário
Mais do que um serviço, Anna Nery tratava a sua ocupação como uma forma de ajudar as pessoas. Na época em que atuou na guerra, as condições sanitárias eram precárias e havia muitas doenças difíceis de controlar, como cólera, febre tifoide, disenteria, malária e varíola. Por isso, uma das suas maiores preocupações era a higiene para que essas doenças não se alastrassem ainda mais.

Apesar dos poucos recursos para a época, ela usava todas as medicações que podia, além tratamentos com plantas medicinais.

Essas e diversas outras virtudes que seguiram com ela deixaram um legado que é lembrado por todos os profissionais de enfermagem. Hoje, ela é considerada a primeira enfermeira do Brasil. Foi homenageada depois que voltou da guerra e até hoje, tantos anos depois, várias escolas de enfermagem carregam o seu nome.

Inspire-se e aplique no seu trabalho os ensinamentos de Anna Nery!

Fonte: Enfermagem de Conteúdo
Imagem: Google

× Como posso te ajudar?