Um dos momentos mais corridos nos hospitais: troca de plantão de médicos e enfermeiros. Sem organização, há estresse para quem está iniciando seu turno e também para os pacientes. Por isso, é importante criar estratégias para a redução de falhas, sempre focando no bem-estar das pessoas que precisam de atendimento ágil e eficaz. Observe algumas dicas:
Saia do Piloto Automático
É comum entrar na “pilha” do hospital e, para retomar as funções do enfermeiro do posto anterior, fazer as tarefas com pressa sem administrar as informações passadas antes. Os erros são as consequências disso.
Analisar se Compreendeu as Informações Passadas
A comunicação é muito importante na compreensão das informações passadas pelo enfermeiro do plantão anterior. Por isso, se você está passando as informações para o próximo plantonista, faça perguntas e tenha certeza que ele compreendeu a mensagem. Se você está recebendo as informações, esclareça suas dúvidas antes de começar na sua função.
Evite Conflitos Interpessoais
Problemas com hierarquia e conflitos interpessoais atrapalham a comunicação entre os plantonistas. Nesse quesito entram também as brincadeiras fora de hora, tom de voz alto para o ambiente hospitalar, e outros fatores que atrapalham a objetividade na troca de informações.
Padronize o Modelo de Passagem de Plantão
Se você não é o enfermeiro chefe, sugira padronizar o modelo de passagem de plantão, para que haja objetividade e organização. Muitos estudos recomendam alguns tipos de passagem que facilitam a vida dos enfermeiros e beneficiam os pacientes.
Fonte: Enfermagem de Conteúdo por Ricardo Martins Burguese
Imagem: Pixabay