Na área profissional, há um código de ética que rege cada profissão: enfermeiros, técnicos de radiologia, médicos, jornalistas, políticos, advogados devem exercer suas respectivas funções conforme um juramento ético – geralmente proferido no momento em que recebem o diploma.
Esse código tem por objetivo orientar a ação de determinados grupos de pessoas em contextos específicos, unificando a noção ética em torno de suas práticas.
A ética profissional está relacionada aos princípios que guiam a conduta de um determinado indivíduo dentro do seu trabalho.
Cada profissão possui seus respectivos códigos de ética, e, infelizmente, temos presenciado a ocorrência da falta desses princípios éticos que culminam em destruir e corromper organizações inteiras, ultrapassando o nível individual.
Recuperar o senso de missão, visão e valores corporativos, nesse contexto, é indispensável à sobrevivência do negócio, assim como conhecer e praticar o que consta em seus códigos de ética profissionais torna-se imprescindível nas diferentes profissões.

Autoria: Carmen Ligia Sanches de Salles
Imagem: Depositphotos

× Como posso te ajudar?