De origem grega, a palavra está relacionada ao termo ethos, e designa os costumes e o modo de ser de uma pessoa, ou de uma sociedade. Na filosofia a ética estuda a conduta humana buscando nortear os principais deveres do ser humano.

Embora exista um conjunto de normas de boa convivência em sociedade, diferentes interpretações acerca do que é ou não é ético podem ocorrer. Uma atitude é completamente antiética para uma pessoa e para outra não há nada de errado, pois não compartilham dos mesmos princípios éticos.

A ética desempenha um papel para que exista noção de certo ou errado, moral ou imoral, norteando os princípios e valores de uma sociedade, para que ela possa prosperar com justiça, harmonia, integridade e cooperação.
A decisão em ser ético ou não é uma decisão que deve ser tomada diariamente, nas pequenas ações do dia a dia.
Os conceitos de ética e moral se inter-relacionam e a filosofia compreende ambas as definições de forma distinta. Ela pontua que a ética diz respeito ao conjunto de valores e princípios a partir dos quais um determinado indivíduo se relaciona na sociedade. Já o conceito de moral diz respeito à capacidade de exercer sua ética na prática, na vida cotidiana.

Portanto, pessoas antiéticas são aquelas que agem de maneira contrária aos princípios da sociedade na qual estão inseridas.
E, atitudes antiéticas podemos citar: Fazer “gato” na fiação elétrica ou de tv a cabo, Jogar lixo em local inapropriado, Furar fila, Estacionar em local proibido ou em vaga para idosos, Comprar produtos roubados ou “piratas”, Difamar a empresa em que trabalha. Em tempos de relacionamentos virtuais poderíamos descrever outras atitudes igualmente antiéticas.

Autoria: Carmen Ligia Sanches de Salles
Imagem: WordPress.com

× Como posso te ajudar?