Dicas do dia a dia para a segurança do paciente!
Erros em saúde são atos não intencionais que resultam de falhas humanas e têm eminentemente sua causa no sistema de atendimento.
Erros que resultam de violação de conduta devem ser analisados sobre a perspectiva ético-profissional como imprudência, negligência e imperícia. O profissional de enfermagem tem o dever de conhecer suas atribuições de acordo com sua categoria profissional.
O compromisso do profissional de enfermagem está relacionado com a prestação de assistência à saúde isenta de riscos, e evitar erros é um objetivo que este profissional deve almejar sempre. O profissional de enfermagem tem direito de trabalhar com condições que protejam o exercício ético da profissão.
Todo profissional de enfermagem deve conhecer na íntegra o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a Lei do Exercício Profissional e mais do que conhecer, praticar. É uma questão de cidadania profissional.
Ao lidar com vidas humanas, o profissional de saúde deve atuar segundo os preceitos dos Códigos Civil e Penal, além do respectivo Código de Ética Profissional.
Autoria: Carmen Ligia Sanches de Salles
Enfermagem dia a dia: Segurança do paciente/Org Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira, Maria de Jesus Castro Sousa Harada.São Caetano do Sul, SP Yendis Editora, 2009.
Imagem: Depositphotos