Se você tem 10 mil amigos no LinkedIn ou 5 mil amigos no Instagram não significa que você tenha Networking. Você tem apenas NET. Fazer Networking é algo que exige esforço. É colocar em contato um amigo que fabrica “porca” com um amigo que compra “parafuso”. É ser um verdadeiro lobista do bem: conectar pessoas à resultados.
Fazer Networking é ter “cabeça de hyperlink” ou seja, ficar conectado com os principais movimentos de mercado, onde pessoas que podem contribuir com o alcance dos seus resultados estão inseridas.
O objetivo deste artigo é te dar o caminho das pedras para colocar o net para work a seu favor e, também, para a pessoa que você pretende se relacionar. Existem algumas dicas primordiais para fazer Networking. E te apresentarei algumas delas. Aliás, são as dicas que desenvolvi e as uso todos os dias para crescer em minha atividade.
Ao compartilhar com você essas dicas, tenho dois objetivos: que você evolua enquanto profissional e cresça em sua carreira ajudando os outros a alcançarem seus objetivos também – assim construímos um mundo muito melhor para todos nós! E o segundo, se você quiser fazer Networking comigo, vai saber o caminho das pedras, rsrs.
Vamos então às 7 dicas para fazer um forte Networking
Dica 1 – Faça uma lista de 100 pessoas que você deseja se aproximar
Todos os anos eu faço uma lista das pessoas que me interessa estar próximo. Trata-se de uma relação com o nome de pessoas que ainda não conheço ou tenho pouco contato, mas que podem abrir portas importantes para meu trabalho, na realização de negócios, ou que possam se tornar meus amigos – por possuírem mentes que considero admiráveis.
Estes são meus objetivos profissionais atualmente: aprender o máximo que eu puder para crescer como profissional e ser humano, além de fazer bons negócios para minha empresa e meus clientes. Recomendo fortemente que você tenha claro seus objetivos profissionais e monte uma lista com cem nomes de pessoas que podem te ajudar a conquistar esses objetivos.
Neste momento, o exercício é extremamente pessoal, ou seja, você está analisando quais pessoas poderiam contribuir para que você alcance os seus próprios objetivos. É claro que você precisa ter uma forte moeda de troca para que haja uma via de mão dupla, ou seja, você ajuda quem tem ajuda e vice-versa, mas essa é a dica seguinte.
Dica 2 – Tenha absoluta consciência das suas moedas de troca
A segunda dica é muito importante. Você precisa ter claro quais são as suas moedas de troca, ou seja, o que há de interessante em você e na parceria que você pode oferecer aos outros. Neste exercício a humildade ou a timidez não podem falar mais alto que a sua realidade. Aqui você precisa saber quais são as suas verdadeiras qualidades enquanto um Networker. O que você pode oferecer aos demais?
Vou te dar um exemplo. Pelo fato de ser sócio executivo de uma grande consultoria, todos os dias potencializo minhas moedas de troca. O que eu tenho a oferecer às pessoas que eu me aproximo está muito claro: conheço uma grande quantidade de decision makers nas mais variadas empresas, assim, posso colocar pessoas em contato rapidamente, economizando tempo e dinheiro para todos, e ainda, referendando a minha indicação.
Além disso, pelo fato de conhecer muitos diretores de RH e executivos, consigo gerar oportunidades de emprego e geração de negócios. Coordeno mais de uma centena de grupos de WhatsApp, com pessoas qualificadas no mercado, o que contribui para que uma determinada informação flua rapidamente. Isso é interessante para aqueles que desejam uma parceria para alcançar um público realmente qualificado.
Por fim, pelo fato de estar em diversos congressos internacionais, aponto tendências, inovações, soluções disruptivas e informações super atualizadas do mercado. Isso ajuda muita gente a tomar decisões e diminuir riscos. Recomendo que você faça uma forte avaliação sobre as suas moedas de troca.
Quanto mais qualificadas elas forem, maior o seu Networking será. As pessoas precisam rapidamente enxergar valor em você para abrir portas.
Dica 3 – Deixe claro suas moedas de troca por meio de um bom marketing pessoal
Suas qualidades precisam ser vistas pelos seus interlocutores. Ou seja, é fundamental que seus pontos fortes sejam percebidos, sem necessariamente que você os fale. Se você aplicar direitinho essa dica, verá que suas qualidades passarão a falar por você. Depois de um tempo não será necessário que você diga às pessoas o que você é capaz de fazer, mas elas perceberão simplesmente pelo “boca a boca” dos outros, pelo que leem a seu respeito ou pelo próprio reconhecimento que o mercado te dará.
Leva tempo para chegar a este status quo e isso acontece com muita dedicação. Algo simples que você pode fazer e que gera bons resultados: escreva sobre sua expertise. Um bom começo é escrever com frequência um artigo por semana no LinkedIn. Isso cria notoriedade, mas é claro, precisa existir profundidade. Não adiante escrever por escrever. Você precisa ler muito, pesquisar, investir no seu autodesenvolvimento!
Outra dica é gravar vídeos sobre temas que te projetem como uma autoridade em um determinado assunto. Visite feiras, congressos, fale com as pessoas. Por fim, deixe seu perfil no LinkedIn atrativo. Isso não significa uma foto ousada, mas sim, que você coloque informações relevantes sobre você, e que apontem sinais claros de como será bom ter você como um contato!
Dica 4 – Quem quer rir tem que fazer rir
Essa é a regra mais importante do Networking. Antes de mais nada, saiba que nenhum relacionamento se sustenta sem entregas. É necessário doar tempo, energia, dedicação para entender o que seu interlocutor deseja e trabalhar para ajudá-lo a conquistar seu objetivo.
Entenda que o Networking nada mais é do que duas ou mais pessoas trabalhando juntos, com ajuda mútua, para que ambos alcancem seus objetivos. Mas não há regra clara sobre quem investe primeiro no outro. Alguém precisa se dedicar mais que o outro no começo da relação. Isso é natural.
Portanto, se aproximar de alguém que realmente te interessa significa que você terá que investir para conquistar a atenção deste interlocutor e oferecer algo em troca, inicialmente. Para rir, tem que fazer rir primeiro. E saiba que esta iniciativa pode dar em nada. Faz parte do processo investir em pessoas que podem não “retribuir” a energia. São pessoas que não sabem fazer Networking por estarem apenas centradas em seus próprios interesses, ou pelo fato de não terem visto valor na sua aproximação.
Dica 5 – Descubra o que é importante para o interlocutor que você deseja se aproximar
Saiba que as pessoas se interessam por três motivos: interesse, afinidade e caridade, normalmente a aproximação acontece por um desses fatores ou pelos três juntos. Mesmo mercado de atuação, sinergia entre projetos, estudos e relação com o seu negócio. É preciso ter muito foco quando se aproxima de alguém para começar um relacionamento profissional ou pessoal.
Quais os seus valores, em que projetos estão envolvidos, quais os motivos dessa aproximação? Ele precisa de serviços, de contatos no mercado, de fornecedores, de dicas de negócios, de saber sobre cursos, de feiras, tendências sobre o seu universo de atuação? É preciso antes de mais nada, ter uma boa abordagem e ouvir bastante para conseguir captar a mensagem do interlocutor. E em seguida caprichar e estar pronto para as trocas.
O tempo das pessoas é muito escasso, é preciso atrair seu interlocutor de alguma forma. Você precisa de conteúdo e de muito jogo de cintura para fisgar esse peixe veloz. Se não, o Networking não se sustentará.
Dica 6: Frequência, sequência e relevância
Quando estamos conquistando um relacionamento precisamos de frequência nas ações, não basta jogar a isca, é preciso manter um histórico de aproximação. É comum as pessoas se conectarem com assuntos de interesses delas, mas isso não pode ser feito sem um plano de frequência. Você acabará perdendo seu tempo e não conseguirá os resultados que almeja.
Crie uma régua de contatos. Há uma interessante lógica que diz que uma pessoa se lembra de você caso você a contate pelo menos uma vez a cada 15 dias. Portanto, escreva em sua agenda para não perder de vista o racional de abordagem constante com uma pessoa de seu interesse.
Sequência é a continuidade da frequência, trata-se de um ato de dar continuidade a algo que foi iniciado, como por exemplo: se prometi a alguém que enviaria alguma informação, ou marcaria uma reunião, preciso dar sequência a isso. Ou seja, estamos falando em cumprir a palavra. Promessa é dívida e isso é fator crucial em um processo de Networking, onde estamos gerando credibilidade em todos os contatos.
Já a relevância é a parte que mais devemos nos preocupar, além de ser a que mais tomará o seu tempo. Não adianta seguir regras de Networking se o seu conteúdo não convencer. O tempo em que o seu interlocutor passa conectado a você mede o nível do que estará oferecendo a ele.
Por isso é tão importante que seu conteúdo, sua abordagem, seu plano de atuação tenha relevância. Assim, você consegue prender realmente aqueles que te interessam e poderá extrair o máximo de resultado deles.
Dica 7 – Invista tempo para aumentar o leque de moedas para trocar
Juntando todas as dicas chegamos na questão do tempo de autodesenvolvimento. Há um estudo interessante de Harvard que diz que depreciamos 20% ao ano, se não investirmos em nós mesmos. Portanto, em 5 anos estaremos completamente sucateados.
Uma das maiores mágicas do processo de Networking é demonstrar constantemente às pessoas que você tem muitas moedas de troca, pois tem uma incrível capacidade de gerar moedas o tempo todo. Assim, invista em novas competências, faça cursos, conheça novas cabeças o tempo todo. Seja uma verdadeira Casa da Moeda ambulante.
Espero que essas dicas de ajudem a abrir portas, mas que acima de tudo, que você crie suas próprias portas e seja um Networker de altíssimo nível.
Artigo por: Alberto Roitman Chief Creative Officer na Nexialistas Consultores, Linkedin