É inegável que o fácil acesso às informações vem transformando a educação a ponto de alterar o posicionamento de protagonista no ensino do professor para o aluno. E como transformar o ensino em algo que chame a atenção dos alunos para esse protagonismo e aquisição de competências necessárias? As abordagens ativas têm trazido uma prática necessária dentro de sala de aula pensando no aluno do século XXI.
Afinal, o que são as metodologias ativas?
São modelos de ensino-aprendizagem onde o professor deixa de ser o protagonista dentro de sala de aula mudando a relação entre o aluno e o professor. O aluno passa então a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, e ampliando a participação dos estudantes na construção do conhecimento.
Listamos abaixo algumas delas:
1 – Sala de aula invertida (Flipped Classroom)
Consiste na inversão do modelo tradicional, no qual o professor passa o conteúdo e o aluno tenta resolver os exercícios em casa e identificar suas dúvidas. Logo, o aluno deverá ter acesso ao conteúdo em casa e quando chegarem na escola serem auxiliados pelo educador em relação às dúvidas e à resolução de questões.
2 – Ensino Híbrido (Blended Learning)
Consiste na união do ensino tradicional e presencial com aquele à distância (EAD). Permite ao aluno a busca por fontes e informações online de maneira rápida complementando o que foi dito em sala.
3 – Gamificação
Consiste em trazer a experiência dos jogos para o ensino fazendo com que os alunos entrem em uma competição saudável, estimulando o pensamento crítico facilitando a aprendizagem.
E como as metodologias ativas trazem benefícios nas práticas pedagógicas?
Elas são estruturadas com a finalidade de fazer com que o estudante participe do seu processo de aprendizado e estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Podem também contribuir no aprendizado ao lidarem com problemas. Os alunos desenvolvem mecanismos e aprendem a expor sua opinião e a respeitar pensamentos diferentes.
Quais são as tendências em metodologias ativas?
Ensino Personalizado, Big Data, Storytelling, Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Peer Instruction (Instrução em Pares), Gameficação, Dramatização, Simulação, Design thinking, Colaboração, Auto avaliação, Portfólios, Recursos de Smartphones (Kahoot, Socrative, Mentimeter), Cultura Maker, Estudos de Casos.
Conclusão
As metodologias ativas são modelos de ensino que visam desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Porém cada escola deve analisar sua realidade, seu projeto de curso e buscar metodologias que se adequem a seus objetivos e perfil, e sem dúvida alguma o educador deve estar sempre atualizado.
Por: Enf. Ms Carmen Ligia Sanches, Instituto Ivens