Segundo o IBGE, o Brasil tem mais de 116 milhões de pessoas conectadas à internet, no entanto, o marketing digital ainda está apenas começando. De acordo com relatório divulgado pela McKinsey & Company em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), 80% das empresas ainda estão nos estágios iniciais do marketing digital, mas já caminham para alcançar os resultados de grandes potências.

As mídias digitais, a tecnologia e os dispositivos eletrônicos afetam diretamente a dinâmica no marketing digital. A cada salto tecnológico e as constantes mudanças no comportamento de consumo, as estratégias para persuadir e vender precisam ser atualizadas. O consumidor está hoje no centro das estratégias de marketing e isso oferece cada vez mais experiências personalizadas.

Confira importantes estratégias que são cada vez mais adotadas no marketing digital:

Marketing de Influência

Influenciadores digitais são pessoas que geram engajamento por meio de suas redes sociais e devido a um conjunto de fatores sociais, culturais e de motivação pessoal, eles são capazes de direcionar uma decisão de compra e promover uma maior aproximação entre uma marca e o seu público-alvo. A partir de uma pesquisa de 2015, o Governo Brasileiro constatou que os brasileiros passam mais tempo na internet do que em qualquer outra plataforma midiática. Ou seja, este público está a maior parte do tempo exposto aos influenciadores. Utilizar essa estratégia mexe com dois campos muito importantes para o sucesso do marketing, o primeiro por conta do espaço, já que a população permanece muito tempo conectada, e depois, porque pessoas acreditam em pessoas, os influenciadores têm gerado muito engajamento e levado ao conhecimento do público diversas marcas. De acordo com um estudo da ODM Group, foi constatado que mais de 70% dos consumidores analisados utilizam suas redes sociais para guiar decisões de compra.

Segundo César Komoti, especialista em Marketing de Influência na agência TRACK, trabalhar com os influenciadores tem gerado resultados positivos/satisfatórios, “nós estudamos nosso target, buscamos a qual nicho ele pertence e após essa análise chegamos até as personalidades que irão atuar de forma mais taxativa no comportamento do público-alvo. Pessoas influenciam pessoas, essa publicidade tem se mostrado muito eficiente nos dias de hoje. ”

Content Marketing

O content marketing é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para os clientes, esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo. O consumidor gosta e precisa se sentir acolhido, é necessário pensar e criar materiais personalizados para atrair e engajar determinado público-alvo. A tendência é que profissionais de marketing digital se aprofundem nos conteúdos, é preciso que exista a colaboração com creators, influenciadores, especialistas em conteúdo e veículos de mídia para que exista uma entrega com mais qualidade. Afinal, atualmente o comportamento do público exige mudanças na produção e na seleção do que vai ser mostrado. Mais do que nunca a qualidade é prioridade.

Chatbot

Chatbot é um programa de computador que simula um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder às perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estarem conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. As empresas precisam usar a tecnologia e a inteligência artificial para promoverem um relacionamento rápido e personalizado com os clientes, os profissionais de branding precisam estar prontos para definir não só como as empresas se apresentam visualmente para o público, mas também como elas se comportam nas interações com ele. O primeiro passo para desenvolver um bot de marca eficiente é criar uma persona, ou seja, imaginar sua marca como se fosse uma pessoa e definir seu comportamento diante das mais variadas situações. Para começar, pergunte-se como essa pessoa agiria em um chat e evolua para um universo mais amplo.

Big Data

É a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de extensa variedade. Trabalhar com big data em marketing é trabalhar com precisão, é ter os dados e usá-los em favor da sua marca. O objetivo é captar dados sobre determinado público e transformá-los em informações relevantes e por meio disto, propor ações direcionadas, como criar mensagens personalizadas, identificar comportamentos futuros, testar campanhas antes de colocá-las no ar, entre outras coisas. De acordo com o Portal Publiweb, quem domina o poderoso banco de dados, irá largar na frente no marketing digital, segmentando de forma eficiente e facilmente mensurando as campanhas.

Para Luana Ribeiro, Business Development VP da TRACK, estar atenta às novas tendências contribui para o crescimento da agência e fortalecimento dos resultados positivos. Porém também é importante lembrar que por mais que a tecnologia esteja avançando, a comunicação humanizada e mais próxima às pessoas também cresce e colabora muito para o sucesso das marcas. “Na TRACK, buscamos aplicar o uso da tecnologia, mas sempre nos preocupando em ter um olhar humano e sensível para entender as necessidades de cada cliente. Essa fusão é, para nós, a grande tendência de 2019.”

Fonte: Exame Abril por Dino
Imagem: Freepik

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